A Indústria 4.0 – Automação, conexão e inteligência aplicada aos processos de manufatura

A Indústria 4.0 é um tema que vem sendo amplamente discutido dentro e fora do ambiente virtual. Com a aplicação de novas tecnologias no mercado e a crescente demanda por parte dos consumidores (Consumidor 4.0) de mais informações sobre os produtos e serviços adquiridos, a reorganização e integração dos processos tornam-se cada vez mais necessárias.

Desde a última revolução, datada no século XIX, a indústria sofreu mudanças e atualizações gradativas, mas nos últimos anos esse movimento vem se intensificando cada vez mais. Hoje, o conceito de Indústria 4.0 já é uma realidade, e o setor vem agregando ferramentas e tecnologias que contribuem para a integração, monitoramento e construção de uma base de dados completa de toda cadeia produtiva, que vai desde a matéria prima até a venda do produto.

O que é a Indústria 4.0?

Em sua essência, o conceito de Indústria 4.0 compreende a aplicação das principais inovações, da tecnologia e informação, aos processos de manufatura e indústria. A base dessa nova atuação está na conexão entre máquinas, sistemas e ativos, criando uma rede inteligente de controle produtivo.

Ao contrário do que muitos possam pensar, essa realidade não está distante do mercado brasileiro. Segundo especialistas, 2018 é o ano da revolução, e muitas empresas já estão se adaptando a essa nova realidade com ações específicas para a transformação.

Na Indústria Farmacêutica, por exemplo, esse processo de conexão é fundamental pois ajuda a garantir a rapidez necessária e as informações seguras para a pureza dos ingredientes e elementos relacionados à produção. Já o setor de alimentos e bebidas também se beneficia com esse avanço, que permite a personalização e organização das escalas de produção, reduzindo custos e aumentando a eficiência do processo.

Informação e Tecnologia

Nesse novo cenário, o armazenamento e a coordenação do transporte são partes fundamentais, não só para as Indústrias Farmacêutica e Alimentícia, mas também para os produtos classificados como comuns ou perigosos. Pensando nessas crescentes necessidades do mercado, a Rentank Embalagens passa a oferecer a Internet of Packaging (IoP).

A inteligência de IoP oferece Terabytes de dados em nuvem sobre toda extensão da cadeia produtiva, munindo o cliente de informações sólidas e seguras para a tomada de decisões e detecção de novas oportunidades de negócios. Ele garante a otimização, segurança e melhoria do processo logístico dos IBC´s com infraestrutura completa para coleta, gestão e fornecimento de dados a respeito da carga.

Entre em contato com a equipe da Rentank Embalagens e saiba mais sobre a IoP.